Matéria: Quem é Ricardo Ledoux

Quem é Ricardo Ledoux?

Ricardo Ledoux tem 38 anos, nascido e criado em Joinville, marido da Leandra Schimidt e pai da Aimeê Joana Ledoux. Em 2009 se formou em Artes Visuais pela Universidade da Região de Joinville (Univille). E segue carreira solo como cantautor (cantor e compositor). Em 2016/2017, lançou no YouTube seu primeiro trabalho autoral solo, “Caos da Manhã”.  Agora está em fase de preparação do novo projeto, intitulado provisoriamente de “Afeto”, com músicas novas que serão gravadas em estúdio.

Ricardo começou a se interessar pela música desde criança. Seu pai sempre foi sua maior influência, ouvindo rocks clássicos, como: Led Zeppelin, Deep Purple, Beatles e Raul Seixas.  Ainda na infância ouvia no rádio de sua avó sertanejo de raiz, como Tonico e Tinoco e Trio Parada Dura. Além de sambas clássicos com os seus amigos vizinhos. Na adolescência foi apelidado de Nirvana por amigos da sala, porque vestia uma camisa da banda e andava de camisa xadrez de flanela. Ouviu muitas bandas dessa época, como Radio Head e Alice in Chains.

Entrou no mundo da música, mesmo, quando seu tio deu um violão usado bem velho e um amigo começou a lhe ensinar alguns acordes. Logo em 1999, Ricardo entrou na sua primeira banda oficial, Morgana em Lágrimas, que ficou até Dezembro de 2004, quando a banda terminou. Fez a faculdade entre 2005 e 2009, trabalhando em produções culturais até 2013. Em 2011, foi convidado para fazer uma apresentação musical e artes visuais no Sesc, de Chapecó, com o projeto “Suave Ruído Sútil”. A apresentação dividia-se em três partes. A primeira com músicas suaves. A segunda com ruídos e uma performance, onde fazia desenhos na guitarra que eram projetados numa tela ao fundo do palco. E depois, concluindo a apresentação, com músicas mais silenciosas que chamou de sútil.

Continua….

Gabriela Bento.

Anúncios